É muito comum recebermos as óticas com os adaptadores travados no poste de luz por acúmulo de sujeira que causa a diminuição da quantidade de luz.
Muitos desses casos poderiam ser evitados diminuindo consideravelmente o custo com manutenção dos seus equipamentos simplesmente fazendo a limpeza correta de suas óticas.
Confira algumas dicas de como proceder:
Desmontar os conectores/adaptadores da ótica (encaixe da fibra ótica – 2 peças);
Imergir o material (ótica + adaptadores) na solução enzimática por aproximadamente 5 minutos;
Após solução enzimática, utilizar a esponja macia para remover sobras externas de sujeira e utilizar escovinha para limpeza das roscas internas dos adaptadores;
Proceder com o enxágue abundante em água corrente;
Limpar : A lentes da ponta distal, ocular (eye piece) e poste de iluminação com cotonetes e álcool com movimentos circulares;
Secar completamente ótica e adaptadores com auxílio de campo absorvente e/ou ar comprimido (baixa pressão), antes da esterilização;
Observação: Se os adaptadores já estiverem travados no poste, nunca force sua retirada pois poderá arrancar o poste de iluminação . Nesses casos, encaminhe-nos para manutenção.
* Se for observado risco profundo ou trinca na objetiva (ponta distal) a ótica deve ser encaminhada para a manutenção, pois provavelmente a mesma na próxima esterilização irá infiltrar e danificar todas as Rod Lens.
Lembre-se: a manutenção preventiva é sempre a melhor opção. Se o problema for identificado antes de danificar completamente o equipamento, a segurança e a durabilidade do mesmo serão aumentadas e os custos diminuídos.
Após o equipamento ser inutilizado, o descarte deve ocorrer de acordo com as boas práticas hospitalares e respeitar as recomendações de descarte de equipamentos eletroeletrônicos vigentes no país, estado e município. Envie-nos seu equipamento defeituoso ou ultrapassado para um descarte adequado.